terça-feira, 17 de abril de 2012

Mentes ansiosas pelo próximo livro

FOTO CEDIDA


Quando Mikhail Bakhtin disse que o ser dialógico, e portanto social, é polifônico e heterogêneo, ele não apenas reafirmou a semente plantada por Ferdinand Saussure ao dicotomizar langue e parole, mas abriu arestas e escaninhos para se pensar psicanaliticamente o Homem como ser plural, capaz de agir conforme as cadências de cada instante. Nesse sentido, a mente humana, motor primeiro de todas as ações pessoais e sociais do homem, tem sido estudada para melhor favorecer o entendimento e o processamento das atividades desde as mais simples às mais complexas. 

O nosso cérebro é formado por circuitos internos que estão perfeitamente integrados, é como se houvesse uma regência infalível em sua orquestração. Certamente por isso entende-se que toda ação comportamentalista é fruto de uma idéia gerada no interior da mente que a concebe. 

Pensando em traduzir a complexidade da mente humana e nos aproximar dos conhecimentos clínicos necessários ao entendimento destas, a Dra Ana Beatriz Barbosa Silva tem nos presenteado com um clássico seguido a outro. Autora do renomado “Mentes Perigosas” o manual de sobrevivência mais conciso do mercado livresco, nos adverte sobre a violência física e intelectual que nos oprime. Suas obras são providenciais a quem deseja conhecer o próximo e a si mesmo, este portanto, pode não ser o maior mandamento que nos deixou Jesus de Nazaré porque foi por mim flexionado objetivamente, mas é sem dúvida o maior mandamento do método sociológico.

Dando continuidade aos seus trabalhos, a Dra Beatriz já anuncia o que vem por ai, seu próximo trabalho em parceria com a Dra Mayra Gaiato e o Dr Leandro Reveles (foto) será sobre o “autismo” e focaliza as dificuldades em interação (verbal e não verbal) de seus portadores. Desde já, relevo a importância e pertinência para todos nós educadores em exercício de docência, para que somado aos saberes em torno da dislexia, possa esse novo trabalho atender as bases mais elementares de percepção e gerenciamento para com nossos alunos. 

Para ativar prévios conhecimentos e domesticar um Q de ansiedade que nos atina, a Dra Mayra Gaiato e o Dr Thadeu Reveles nos falam da doença, seus sintomas e possíveis tratamentos. Leia AQUI.

SAIBA MAIS: Conheça Medicina do Comportamento as clínicas da Dra Beatriz e sigam no twitter @mcomport e @anabeatrizpsi

Nenhum comentário:

Postar um comentário