segunda-feira, 2 de abril de 2012

A importância da personagem

A cantora e atriz Cher, é para mim um símbolo unitário de representação de personagem nas telas e nos palcos.


Ao ler um romance, assistir uma novela ou ouvir uma narrativa qualquer, guardamos em nosso inconsciente para além da moral da história (quando eficaz) impressões e marcas de algum personagem que num dado momento da história esboça significativa importância, assim, entende-se pois a relevância do papel de um personagem dentro de uma história. É elementar, que façamos essas escolhas de modo a transferir para o personagem de ficção nossas reais convicções. Sendo o personagem uma criação, uma pessoa de ficção, isso torna-se mais claro porque logo estes representam de maneira imediata e precisa o que o autor necessita sistematizar linguisticamente na formação desses personagens e suas ações de comportamento que se desenvolvem ao longo da narrativa. 

Por esta razão, é de real valor dizer que não há personagem sem narrativa, assim como não há narrativa sem personagem. Uma vez que é nesta pluralidade existencial de representação há uma história (real ou fictícia) que residem todos os elementos necessários para sua formação e curso de vida dentro do que representará a própria vida.

Os estudos teóricos em torno da personagem de ficção advém do tratado aristotélico de que esta, ora reflete a pessoa humana, ora é construção fruto das particularidades do texto. A partir do século XVIII, as personagens se engajam nas análises dos sentimentos humanos não só nos enlaces amorosos, mas também nas relações sociais. Hoje, com o advento dos novos conhecimentos literários, a personagem é sistematizada quanto à classificação em protagonista (herói e anti herói); antagonista; secundários; planos; caricaturas; redondos. 

Diante dessa heterogeneidade em sua composição, reafirma-se a idéia da personagem de ficção como elemento vital a construção ideológica e literária do texto numa intima composição binária entre história (narração) e pessoa (personagem).

É PRECISO ESCLARECER: personagem, nesse sentido contextualizada como feminino em decorrência do artigo "a" nos termos de referência, representa universalmente o/a personagem (masculino ou feminino).

você pode me vê do jeito que quiser
eu não vou fazer esforço pra te contrariar
de tantas mil maneiras que eu posso ser
estou certa que uma delas vai te agradar.
(Ana Carolina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário