sábado, 9 de abril de 2011

é por causa de minha nordestinidade...

Que canto estas canções, que piso nesse chão terroso, que aprecio a simplicidade de meu povo que em verso e poesia faz desse lugar um cantinho admirável, como bem diz a Flor da Paraíba "onde o azul do céu é mais cor de anil, onde o sol tão quente parece mais gentil."
A chamada da próxima novela das seis 'Cordel Encantado' me chamou a atenção. Primeiro por sua lendária temática nordestina e segundo pelo cuidado que tenho ao assistir qualquer matéria dessa natureza; porque geralmente se retrata o Nordeste com olhos tortos, chegando muitas vezes a ferir nossa cultura, como se esta dependece tão somente das condições climáticas de nossa região (e a seca nem é uma realidade geral) ou de nosso sotaque "cantado" e tantos outros rótulos que faz com que pensem que de nada somos.
Mas parece mesmo ser encantado esse cordel que a novela pretende mostrar, pelo menos já percebe-se os encantos nos comerciais e a valorização de nosso populismo.
E por falar em encantos, cultura e sabedoria; o Nordeste é cheio de histórias deliciosas de sertanejos não letrados que muito sabem, e desse senso comum é que nascem as ciências: de olhar para o céu carregado com um pouco de umidade no ar e saber que vai chover porque sente um cheiro vaporoso ou porque a catingueira florou, das andorinhas anunciarem o verão, do canto do gavião ser estiada e da acauã ser um agouro de morte e tantas outras crendices que tem verdade sim!
E enquanto esses sábios produtores de cultura são por aqueles que se dizem inteligentes, ignorados, eu prefiro ficar onde estou e saber que é por causa de minha nordestinidade que EU TENHO MAIS IDENTIDADE!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário