domingo, 2 de setembro de 2012

Eleições X Manifestações

Das campanhas eleitorais surgem as manifestações políticas públicas. Quem mora em cidade pequena, como eu, sabe muito bem a que me refiro. São verdadeiros carnavais nas ruas. As pessoas manifestam através de grandes procissões a declaração de seu voto. Uma prática popular desde as campanhas pelo voto direto, ou talvez até antes...

O que não me apraz em toda essa fanfarra é a falta de respeito por quem opta em não vestir o abadá. Hoje sou abordado na rua como alguém que se vendeu por não manifestar declarações públicas do meu voto. Antes fosse camaradas! Se meu voto já tem preço, ainda não apareceu quem pague. 

Segundo Platão, o preço que pagamos por não nos envolver na política é ser governado por alguém inferior. Não sabem a maioria das pessoas que há uma enorme diferença entre Política e política. Nesse caso, como vivemos apenas de política, eu discordo do teórico, sendo o preço a se pagar bem mais que isso, pois vem acrescido de encharques e deboches.

É impressionante como as pessoas, sem generalizações e com raras excessões, perdem o senso e o respeito pelo próximo. Não sabem respeitar a diferença ou a neutralidade. Por essas e outras, é que tem gente que não merece nem um bom dia.

COMPLEMENTO:

Existem razões pessoais bem mais fortes que me fazem permanecer neutro, que o desejo de me pintar e sair nas ruas vibrando por um candidato.

Um comentário:

  1. Estou com você Junior. Penso eu que se todos fizessem como você os políticos zelariam mais pelo voto do eleitor e no dia da eleição haveria sempre uma surpresa para aqueles que desrespeitam a confiança do eleitor nos próximos quatro anos. Agora com essas micaretas aí os eleitores não têm sequer coragem de reclamar da má escolha. Eu acho é pouco!

    ResponderExcluir