sexta-feira, 13 de julho de 2012

Olha o passarinho ;-)


Não é raro encontrarmos famosos e falsos famosos irados devido ao uso (in)devido de câmeras fotográficas. Alguns, inclusive, chegam a agredir o fotografo com requinte de violência. Não é raro, mesmo!

Questionando-me about the use of cameras lembro-me de um velho ditato, eu os adoro, que minha mãe costuma dizer: tudo demais é veneno, quem nunca come merda, quando come se lambuza! Peço desculpas se o palavreado ofender a intelectualidade cientifica de um ou outro leitor, mas vez em quando nada substitui um bom palavrão.

Acontece, que em meio ao mundo das estrelas existem artistas, ou “artistas” que negociam com os paparazzi para de quando em quando, ou quase sempre estarem em evidência. Afinal, é chique sair em capa de revista de fofoca e passar no TV FAMA, e é também muito conveniente que esse acaso favoreça o artista na mídia. Me parece um bom negócio para quem gosta de aparecer...

Existem também os artistas, ou “artistas” que ODEIAM estar em evidência, que resguardam sua vida particular. Acontece, que é de nossa cultura idolatrar pessoas que fazem sucesso. Idolatrar no sentido semântico da palavra, pois os exageros e excessos muitas vezes tornam essa pessoas verdadeiros deuses. 

As câmeras fotográficas assumem nesse viés um papel de fundamental importância. Qualquer pessoa hoje com um celular, por vagabundo que seja, consegue flagrar alguém em determinada situação (in)conveniente. Dizem alguns famosos, incomodados com o assédio e abolição da privacidade que isso é o cumulo! Eu concordo com o ditado de minha mãe, tudo demais é veneno! Mas nem por isso, dar-se o direito desses artistas fazerem showzinho com os paparazzi, faltando com respeito tanto um quanto o outro (a ambos, como diz uma professora).

Se você se dispõe a ser famoso, assuma as querelas desta vida. Talvez se nenhum fã nunca fosse atrás desse tipo de artista ele sentisse falta. O fato é que nunca, ninguém, está satisfeito com a vida que tem e de uma forma ou de outra quer aparecer. Por frente ou por trás das câmeras.

E digo mais, conformem-se ou deixem a vida de artista! Vivemos no advento emergente das novas tecnologias, isso não vai acabar porque fulano ou beltrano acha que deve ser assim. As câmeras fotográficas (inclusive as de celular) tem um papel social nos dias de hoje. Significam mais que armas de registro da vidinha medíocre e mixuruca de alguns artistas, ou “artistas”; um bom sistema de câmeras ajudam a policia a desvendar crimes, a combater bullying nas escolas e por ai se vai...

Penso que elas vão se popularizar ainda mais e com elas a ideia de que quem não pode com o pote, não segura na rodia. Aos artistas, ou “artistas” incomodados com as câmeras, já se perguntaram porquê isso não acontece com Maria Bethânia, Gal Costa e alguns ARTISTAS de verdade? É um bom questionamento para alimentar o morcego de suas consciências midiáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário