segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

♪♫ Foi assim... Como um sonho real no ar...

A emissão vocal de Fafá de Belém, a beleza estonteante, o carisma e a honestidade em seu mais amplo sentido, fizeram dessa paraense uma pessoa querida nos quatro cantos do país e do exterior. Fafá angariou para seu trabalho a mais simbólica e representativa expressão do nacionalismo pautado nas concepções políticas de uma verdade autônoma e democrática que mudou a história do país. Sua vinda a Pau dos Ferros - cidade sede do Fã Clube Oficial Tua presença, também mudou o rumo da cultura popular  de nossa cidade e fez da noite passada, para mim, e demais pessoas que estiveram na Praça de Eventos, um sarau há muito sonhado.
Quando se está diante de uma pessoa que canta com o mesmo respeito para papas, presidentes, 100.000 pessoas ou uma platéia restrita se entende porque Milton Nascimento disse “todo artista tem de ir aonde o povo está.” Nunca passou pela minha cabeça, que a Dama da Canção viesse um dia aqui no meu rancho fundo, nesse lugar bem distante do mar onde o sol calcina a terra. E não apenas veio, como me presenteou com uma noite para ser sacralizada em minha memória e em meu coração, bem como no de cada pessoa que lá esteve.

Por um excesso de tietagens, mas sem exageros (e isso é possível) devo confessar que o show desbancou todo mundo (jovens, adultos e crianças) que assim o digam meus alunos - risos. O repertório de grandes sucessos mostrou porque Fafá é a maior cantora do Brasil. Ouvi de gente que jamais pensei ouvir aos pés do palco “só Fafá para me fazer vir aqui – no gargarejo.” Isso é política, isso é música boa, isso é a Fafá de Belém que nos faz perguntar cantando "de onde vem essa coisa tão crua que me sacode, me põe no meio da rua?" Foi também aos pés do palco que ouvi da Fafá os agradecimentos a mim, imortalizando em suas palavras uma personalidade, como diria Lulu Santos: fina, elegante e sincera.
Eu acredito muito que os melhores momentos de nossas vidas, a felicidade por assim evocar, encontra-se nos instantes mais simples, e bem melhor isso nos disse João Guimarães Rosa porque “felicidade se acha, em horinhas de descuido.” E por nisso acreditar, tentei levar a Fafá um pouco dessa simplicidade que me estrutura para matimizar à luz de seus olhos, o quanto sua existência me é importante, o quanto a sua voz me traduz. Assim, levei ao camarim uma amostra desse carinho nobre, desse amor desinteressado e verdadeiro. Ornamentei (eu mesmo) o espaço da Diva com meu acervo de LP’s e CD’s junto aos quadros que emolduram as paredes de minha casa, espaço onde quem conhece sabe, respira-se Fafá de Belém. E a alegria dela ao ver isso não se traduz, o reconhecimento pelo esforço gratuito que se tem quando é fã de verdade, é impagável e com tanto, lhe sou grato. Sei é claro, que homenagens mais simbólicas ela já recebeu e certamente receberá, mas o contentamento de poder ter tido, eu também, a oportunidade de homenagear a minha cantora “na minha casa” como bem lembra Emília, faz desse pequeno gesto, uma homenagem muito maior e mais representativa que qualquer outra.
Acho que Fafá nunca pensou em depois de tantos anos, encontrar alguém nesse recanto do país que zelasse tanto seu nome e isso me basta. Me basta saber que ela sabe da minha existência, do meu amor incondicional, como me basta lembrar da noite passada para confessar que não devo passar dessa linha. Ofertando aos amigos um pouco da alegria que em mim ficou e a fé de nunca desistir de um sonho. Eles acontecem e quando você menos espera é que "lá vem a força, lá vem a magia que me incendeia o corpo de alegria..."
Meus solenes agradecimentos a Fafá de Belém pelo esperado reencontro e pela grata surpresa de em casa ver que tinhas autografado meus discos. Emilia Suzana, porque sem você nada disso teria sido possível. Ricardo Lucas pela presença nas horas angustiantes e confiança em meu trabalho. Macorra, amiga querida, que não mediu esforços mais uma vez para me acolher, Leidinha pelas viagens que transportaram meu acervo e Joana pela amizade. A todos vocês, gostaria de reafirmar que por traz de tudo isso, existe uma grande amizade. Obrigado!

Registro Fotográfico completo em Franskin Leite abaixo uma amostra de seu trabalho:
chameguinho bom
 apresentando meu acervo
 a Diva fazendo pose com meu quadro
Emilia (minha fada madrinha) com a Diva
Zélia Leita com a Diva
abertura do show: Ave Maria

8 comentários:

  1. Parabéns Júnior, fico satisfeito quando vejo alguém na província que tem bom gosto e que defende e preserva as boas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Fico sem palavras diante da sua fama Junior, você tem um carisma muito grande para atrair as pessoas boas. Qui lidas fotos ao lado dessa grande cantora, estou orgulhosa de você!

    ResponderExcluir
  3. Hum, diga que me conheces. Que és meu amigo tb menino fino. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Um show e tanto, amigo. Parabéns para todos nós que tivemos a oportunidade de curtir Fafá de Belém, e parabéns pra você, em especial, que é o arauto da estrela nessas paragens pauferrenses.

    ResponderExcluir