quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Elba Ramalho canta 'a vida da gente'

Certa vez, quando ainda morava na Paraíba, lá em Conceição do Piancó, onde o sol calcina a terra, Elba Ramalho munida de sonhos na bagagem disse "um dia eu vou gravar uma música de Chico Buarque."

Os anos passaram e logo ela chegou às mãos de Chico, que lhe fez um convite para integrar o musical A Ópera do Malandro com Marieta Severo e depois de interpretar O Meu Amor em dueto para o espetáculo, gravou também a belíssima canção Palavra de Mulher. Essa canção, ganhou VIDA com a interpretação rascante de Elba, é algo místico, intransferívelmente particular. Nenhuma outra cantora (e todas adoram cantar Chico) consegue interpretá-la com a excelência Ramalha de Elba.

Hoje, a cantriz paraibana, popularmente brasileira, querida por mim e por todos tem mais de 30 anos de carreira e pode olhar para tras e dizer: eu não apenas gravei Chico Buarque, mas eu fiz escola com Chico Buarque.

A nova novela da Rede Globo, com uma trilha sonora especial para ela, dispõe em seu repertório uma canção de Chico na voz de veludo de Elba - Todo Sentimento. Uma canção belíssima que Maria Bethânia também gravou ha alguns anos. Especula-se agora, que mesmo com um disco de forró pronto, ela prepara um CD em homenagem ao mestre da palavra. Vamos esperar, Elba é uma usina de idéias, ou melhor, de ações, porque ela promete e faz. Eis uma das maiores virtudes de um artista que respeita seu público.

Confesso que ao saber da notícia, não aplaudi no ato, isto porque sempre vi Elba com um olhar singular, por ela ter um estilo único de fazer música, de cantar 'a vida da gente' (literalmente) de modo que Chico, foi muito homenageado nos aniversários de carreira das cantoras; recentemente Fafá de Belém gravou Tanto Mar, todo cantando Chico, Gal já gravou um disco só com Chico e Caetano, Bethânia foi quem mais até hoje o cantou... De repente, não mais que de repente vi Elba numa onda clichê (mesmo que Chico nunca torne-se clichê). Mas foi uma impressão errada, ela tem mais é que se dedicar e fazer o que gosta, afinal, Chico tem a alma feminina e as mulheres dos vocais não podem, nem devem, ser indiferente à quem melhor traduz em letra e melodia aquilo que sentimos. Todo sentimento....♪♫

Nenhum comentário:

Postar um comentário