segunda-feira, 2 de agosto de 2010

As coisas simples da vida...

Encontrei-me esses dias com a professora Maura, pessoa muito querida, e ela me deu um texto (inclusive manuscrito) que havia me prometido há alguns anos quando participamos de um Encontro Estadual de Geografia, na época ela era diretora do CAMEAM onde eu cursava Geografia, mas já com uma afinidade com a literatura, fiquei atônito quando ela o leu na abertura do evento:

Começo a olhar as coisas
como quem, se despedindo, se surpreende
com a singularidade
que cada coisa tem
de ser e estar.
Um beija-flor no entardecer desta montanha
a meio metro de mim, tão íntimo,
essas flores às quatro horas da tarde, tão cúmplices,
a umidade da grama na sola dos pés, as estrelas
daqui a pouco, que intimidade tenho com as estrelas
quanto mais habito a noite!
Nada mais é gratuito, tudo é ritual
Começo a amar as coisas
com o desprendimento que só têm os que amando tudo o que perderam
já não mentem.
Despedidas - Affonso Romano de Sant'Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário