quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Elba Ramalho é imortal...

Todo mundo planta sonhos. ‘inda me lembro, na memória quase esmaecida pelos anos, quando eu sonhava em conhecer ELBA, A cantriz nordestina de voz agreste que me fez criar identidade com a minha terra, com as minhas raízes. Através de seu canto, da poesia de João Cabral e Ariano Suassuna, de tantas amostragens culturais que fazem do som de Elba Ramalho um verdadeiro caldeirão de mitos. Passei então a ver nosso povo, nossa história de maneira A-midiática. Devendo portanto, à arte da FLOR DA PARAÍBA a possibilidade de ver o Nordeste independente e com o avesso dos olhos que planta a mídia sulista, a ver com mais beleza um pouco da PAISAGEM deste lugar.

Os anos se passaram e eu consegui conhecer Elba. Tivemos nosso 1º GRANDE ENCONTRO, 2º GRANDE ENCONTRO, 3º GRANDE ENCONTRO e essa história quase toda foi vivida nos São João (s) de Mossoró-RN. Hoje, mesmo nunca tenha ido muito longe, eu não contabilizo mais quantos momentos e shows tive com Elba. Mas é impossível esquecer a magia, o ENCANTO de cada um deles, a ALEGRIA de poder ver a leoa do Norte, Nordeste, Brasil e mundo botando pra REMEXER no palco, fazendo forró DO JEITO QUE A GENTE GOSTA, da maneira mais POPULAR BRASILEIRA.

O talento de Elba, não é só FRUTO do CAPIM DO VALE, dos dramas nos quintais de casa. Elba é por excelência a AVE DE PRATA que conseguiu fecundar raízes num solo pedregoso, preconceituoso e restrito. Com sua energia SOLAR ela discursa nos palcos FELICIDADE URGENTE. Uma mulher a frente de seu tempo, com RAÍZES E ANTENAS para o mundo que já fez BAIOQUE, CIRANDEIRA, BAIÃO DE DOIS e CANTA LUIZ não podia ficar restrita a Paraíba. Seria uma castração e desrespeito ao seu talento. Lembra Elba?

“O artista precisa aparecer. Não porque ele seja melhor do que ninguém. Mas porque o artista é transparente, e através da sua transparência, a gente pode enxergar o mundo. E o mundo precisa aparecer também.”

Eu poderia hoje dizer – parei! Não vou mais “correr atrás de Elba Ramalho” como tantos me dizem. Afinal, àquele velho sonho que falava em meu CORAÇÃO BRASILEIRO de abraçar a herança viva de Luiz Gonzaga não mais DEVORA-ME. Mas eu continuo na estrada, sempre que posso, ao encontro de Elba, só para vê-la botar FOGO NA MISTURA de sabedoria, desejo, magia, alegria, coisa e tal, porque ELBA AO VIVO, seja ELBA CANTA LUIZ AO VIVO ou não é sempre melhor. E mesmo que por algumas vezes ela possa ser inacessível, eu continuo a dizer que vale a pena quando a alma não é pequena.

Mas diante de toda essa história, eu não posso dizer que parei de sonhar. O mundo é grande e o destino me espera... Se hoje resolvi montar esse feedback, foi só para dizer que você me traduz em verso e canção. Que eu também sou mameluco, não sou de Pernambuco, mas eu sou LEÃO DO NORTE. Quero ainda lhe desejar um BALAIO DE AMOR, sem pressa para te perguntar QUAL O ASSUNTO QUE MAIS LHE INTERESSA? porque sinceramente eu devoto fé na renovação de muitos outros encontros, num deles vou pedir que você autografe meu novo DVD AO VIVO NO MARCO ZERO. Este sem dúvida, revela a soma de sua experiência, sabedoria e talento, traduzido em sua performance ímpar e emissão vocal que diz tudo que a gente precisa saber. Parabéns Elba Ramalho. Não vou te chamar mais de senhora, não esqueci os “carões” que você me deu dizendo que a “Senhora está no céu”. Você tem 60 anos. Você é imortal.

NOTA: Os nomes grafados em caixa alta na cor azul compõe a discografia de 30 anos de Elba Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário