domingo, 2 de janeiro de 2011

Sou nordestino e apredi desde menino ter orgulho dessa gente.


Parece mentira, mas mesmo na segunda década do século XXI, nós nordestinos, ainda somos alvo de chacota, piada, violência, racismo e tantos outros crimes até piores que os de armas de fogo no sudeste do país. Sou louco pelo Rio de Janeiro, mas me envergonha saber que lá em comunhão com São Paulo, são os focos dessa safardanagem cultural. Não sei o que s epassa na cabeça de uma pessoa que julga seus genes superiores aos nossos e com isso declara-se da forma mais baixa e vil um reles racista sem idéias nem valores. O mais chocante, é que o caso reportado no Rio, é de um estudante de direito. Sim, um acadêmico, aqueles que se julgam da elite pensante, mas na verdade quando muito são portadores de um diminuto pseudo intelecto retrogrado. O tal estudante do Rio, que mora num bairro nobre da Lagoa Rodrigo de Freitas ofendeu publicamente os nordestinos que visitam a árvore de natal na lagoa (point de fim de ano) com palavras que nem vale a pena reportar. E não para por aí, na casa do rapaz, a polícia encontrou vestigios de um comportamente hitlerista. Pois é, o jovem cultua a eugenia, idéia pregada por Hitler para perseguir os judeus.

Em São Paulo, uma escola de samba recebeu mensagens ofensivas porque declarou que iria homenagear os nordestinos no carnaval, o dito cujo, se intitula separatista, não por uma ótica saudavel como a de Bráulio Tavares em Nordeste Independente, mas porque se julga melhor que a gente.

O que mais me irrita, é não saber o motivo dos sulistas se acharem melhores que a gente, porque pelo pouco contato que tenho com essa gente nos eventos e congressos da vida, onde vou apresentar ou assistir trabalhos acadêmicos, onde botamos as cartas na mesa e mostramos quem somos e a que viemos, nenhum deles me faz trocar minha pouca intelectualidade nordestina pela vão grandeza deles, que muito está ao alcance de todos. O Sul e Sudeste do país são regiões economicamente desenvolvidas, São Paulo é o coração do Brasil, mas se não tiver cuidado, vai sofrer um AVC, porque o Nordeste não é o que pregam, imaginem mesmo, o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente! Quero ver essa pangéia ser o que diz.

Se for o caso e botarmos na balança, os pesos vão surpreender, inclusive no meio artistico, onde a maior expressão da cultura do Brasil aqui e no exterior é genuinamente nordestina.

Leia mais AQUI.

2 comentários:

  1. O preconceito é o mal do século, quanto mais o tempo passa esse pesadelo se fortalece na cabeça de mentes vazias.

    ResponderExcluir
  2. maravilha gostei d+
    eu queria muito ver o ne independente do resto do brasil.
    quem sabe um dia eu conheço mais uns 10 loucos como eu e agente faz uma revoluçao.

    ResponderExcluir