terça-feira, 28 de setembro de 2010
Para ser correto...
sábado, 25 de setembro de 2010
Rany
SAUDADE!!! Essa é a palavra que me define hoje, e por esse sentimento sei que nunca mais conhecerei alguém como você, porque você é insubstituivel. O tempo só me prova isso a cada dia. Mas a lembrança do que você É para mim, sua presença sempre viva e a certeza de um futuro reencontro me faz encontrar sentido nessa passagem aqui e tentar cumprir bem minha missão.
Obrigado por tudo, sempre! quem não te conehceu não será jamais capaz de entender a intensidade de seu nome, que para mim é mais que substantivo, é verbo e adjetivo de muitas qualidades.
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
XV Semana Universitária
Nós, orientandos do professor Dr Gilton Sampaio de Souza ofertamos um mini curso sobre Argumentação e Discurso Acadêmico, que contou com a presença de alunos dos cursos de Letras, Pedagogia, Educação Física e Economia. Acredito que a experiência foi significativa para nós todos.
O mini curso contemplou das Teorias da Argumentação, passeando por áreas afins, como Análise do Discurso, Linguistica e Direito às pesquisas em atividade por nós desenvolvidas. aqui destaco a minha sobre o discurso acadêmico e a da amiga Diana sobre o discurso jurídico.
Obrigado à todos que participaram! Um cordial abraço.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Sessão Nostalgia
Quem de minha geração não sente saudades da novela carrossel?
Ainda me lembro de quando voltava do colégio correndo para assistir a novelinha. Todos nós tínhamos um caso de amor com a meiga e linda professora Helena e sonhávamos em conhecê-la. Lembro de que raras vezes ela deu entrevistas no Brasil, mas sempre teve aqui um carinho incondicional.
Anos depois de assistir duas vezes a novelinha, lembro de um remake moderno carrossel das américas, que também era bom, mas não valeu ao menos a trilha sonora da versão original.
Acho que saudade é a palavra que define esse tempo em que eu era feliz e sabia! Sim, sempre soube, por isso aproveitei o máximo que pude de minha infância. Essa música (trilha da novela carrossel) me fez viajar no túnel do tempo e revisitar meus antigos LP's. O desta novela, foi o primeiro disco que ganhei na vida e o guardo com muito esmero.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Nota Zero!
Nada poderia ser mais desrespeitoso à uma cultura que isso. É como queimar a Bíblia para os cristãos, ou ainda bem pior, porque os mulçumanos, diferente dos cristãos seguem aquele livro ao pé da letra sem distinção do religioso e social, e isso não deveria nos ofender. E o que mais me pasma é essa idéia ter advindo de um pastor.
Acho que a idéia de proibir a burca e queimar o livro sagrado do Islã, que para eles é Deus reencarnado na terra, uma verdadeira aberração social, uma afronta a cultura mulçumana. Chego a pensar no fogo queimando esses livros e me vem à mente imagens medievais que pensei não mais existir. Mas como diria Lulu Santos, assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade. Sem vontade de evoluir certamente e parece que ninguém vai fazer nada. Pelo mínimo saber antropológico que tenho, sei que uma bomba causaria menos impacto sobre esse povo. E me questiono: Que prazer encontra esse pastor com essa proposta dantesca?
Agora até me pego cantando... A gente não quer só comida, a gente comida, diversão e arte... Quanta subjetividade!!!
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
um dia você aprende...
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa aonde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.
(Willian Shakespeare)
20 anos de GER
domingo, 5 de setembro de 2010
E pela FINECAP...
NOSSO LAR
sábado, 4 de setembro de 2010
Na abertura dos 20 anos do GER...
Senhor da Floresta
Essas histórias me encantam, do Sítio do Picapau Amarelo à Lendas do riquíssimo folclore brasileiro.
Trata-se de uma lenda indígina, a letra é de René Bittencourt e Augusto Calheiros, a Patativa do Norte: SENHOR DA FLORESTA.
Senhor da floresta, um índio guerreiro da raça tupy
Vivia pescando, sentado na margem do rio chuí.
Seus olhos rasgados, no entanto,
Fitavam ao longe uma taba
Na qual habitava a filha formosa de um morubichaba.
Um dia encontraram senhor da floresta no rio chuí
Crivado de flechas, de longe atiradas por outro tupy
E a filha formosa do morubichaba
Quando anoiteceu, correu,
Subindo a montanha, no fundo do abismo desapareceu.
Naquele momento, alguém viu no espaço, à luz do luar
Senhor da floresta de braços abertos, risonho a falar:
- ó virgem guerreira, ó virgem mais pura que a luz da manhã,
Iremos agora unir nossas almas aos pés de tupã.
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Com intenção de matar?!
Contudo, o que vejo de longe já, é que tudo gira em torno do filho da atriz da Rede Globo. O que me faz refletir quantos casos de "pessoas comuns" terminam impunes e esquecidos, e até mesmo questionar a liberdade de psicopatas que já mataram e poderão matar novamente. Ê Brasil!!!!
E no ABC do santeiro
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Essa é novidade
20 anos de GER
Casinha branca que me encanta,
Que dá alento aos meus tormentos,
Como te amo doce recanto.
Casinha branca do meu encanto,
Como te ama todo meu ser.
Porto seguro do meu viver
Casinha branca do Renascer.
(Fátima Sena)