terça-feira, 28 de setembro de 2010

Para ser correto...

No Brasil é assim! Você resolve uma coisa por dia, se resolver! Hoje foi o dia do DETRAN - Departamento de Trânsito.
Mesmo tudo funcionando num lugar só, a lentidão e a burocracia me fizeram passar o dia na Central do Cidadão . Tudo para fazer a transferência de um veículo e abrir o processo de minha CNH permanente, para isso: Pega ficha, entra em sala, pega ficha, sai de sala... E assim passei o dia, sentindo-me como diria Althusser, um verdadeiro aparelho ideológico do Estado. Coisa que nem Kafka explica.

sábado, 25 de setembro de 2010

Rany

Hoje esse dia silencioso antes era só gargalhada. Ela estaria completando mais um ano nessa existência e certamente estaríamos comemorando do jeito que ela sempre quis. No entanto, faço uma prece em meu silêncio cheio de saudade por sua evolução e presença constante em meu coração, que jamais esquecerá dos momentos ímpares que vivemos e o tempo não será capaz de apagar.
SAUDADE!!! Essa é a palavra que me define hoje, e por esse sentimento sei que nunca mais conhecerei alguém como você, porque você é insubstituivel. O tempo só me prova isso a cada dia. Mas a lembrança do que você É para mim, sua presença sempre viva e a certeza de um futuro reencontro me faz encontrar sentido nessa passagem aqui e tentar cumprir bem minha missão.
Obrigado por tudo, sempre! quem não te conehceu não será jamais capaz de entender a intensidade de seu nome, que para mim é mais que substantivo, é verbo e adjetivo de muitas qualidades.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

XV Semana Universitária

a equipe

os ministrantes


O Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia promove desde essa quinta feira 23/09 até amanhã 25/09 a XV semana Universitária com o tema Financiamento Universitário e crise financeira da UERN. Na ocasião oferece aos alunos de graduação e pós graduação debates, mesas redondas, palestras e mini cursos em todas as áreas.

Nós, orientandos do professor Dr Gilton Sampaio de Souza ofertamos um mini curso sobre Argumentação e Discurso Acadêmico, que contou com a presença de alunos dos cursos de Letras, Pedagogia, Educação Física e Economia. Acredito que a experiência foi significativa para nós todos.

O mini curso contemplou das Teorias da Argumentação, passeando por áreas afins, como Análise do Discurso, Linguistica e Direito às pesquisas em atividade por nós desenvolvidas. aqui destaco a minha sobre o discurso acadêmico e a da amiga Diana sobre o discurso jurídico.

Obrigado à todos que participaram! Um cordial abraço.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Sessão Nostalgia

Quem de minha geração não sente saudades da novela carrossel?

Ainda me lembro de quando voltava do colégio correndo para assistir a novelinha. Todos nós tínhamos um caso de amor com a meiga e linda professora Helena e sonhávamos em conhecê-la. Lembro de que raras vezes ela deu entrevistas no Brasil, mas sempre teve aqui um carinho incondicional.

Anos depois de assistir duas vezes a novelinha, lembro de um remake moderno carrossel das américas, que também era bom, mas não valeu ao menos a trilha sonora da versão original.

Acho que saudade é a palavra que define esse tempo em que eu era feliz e sabia! Sim, sempre soube, por isso aproveitei o máximo que pude de minha infância. Essa música (trilha da novela carrossel) me fez viajar no túnel do tempo e revisitar meus antigos LP's. O desta novela, foi o primeiro disco que ganhei na vida e o guardo com muito esmero.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Nota Zero!

Uma vez mais vi o Jornal Hoje na Globo reportar o caso da burca, tema que já escrevi aqui há algum tempo. Pois é... Mas aquela Lei para punir o uso da burca mediante multa e cadeia está de pé. Isso junto à aberração proposta pelo Pastor Terry: Queimar Alcorões – O livro sagrado do Islã. Segundo ele é um protesto contra a construção de uma Mesquita perto do World Trade Center.
Nada poderia ser mais desrespeitoso à uma cultura que isso. É como queimar a Bíblia para os cristãos, ou ainda bem pior, porque os mulçumanos, diferente dos cristãos seguem aquele livro ao pé da letra sem distinção do religioso e social, e isso não deveria nos ofender. E o que mais me pasma é essa idéia ter advindo de um pastor.
Acho que a idéia de proibir a burca e queimar o livro sagrado do Islã, que para eles é Deus reencarnado na terra, uma verdadeira aberração social, uma afronta a cultura mulçumana. Chego a pensar no fogo queimando esses livros e me vem à mente imagens medievais que pensei não mais existir. Mas como diria Lulu Santos, assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade. Sem vontade de evoluir certamente e parece que ninguém vai fazer nada. Pelo mínimo saber antropológico que tenho, sei que uma bomba causaria menos impacto sobre esse povo. E me questiono: Que prazer encontra esse pastor com essa proposta dantesca?
Agora até me pego cantando... A gente não quer só comida, a gente comida, diversão e arte... Quanta subjetividade!!!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

um dia você aprende...

Um dia Você Aprende que, depois de algum tempo você descobre a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa aonde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.

(Willian Shakespeare)

20 anos de GER

Encerrando as comemorações de aniversário do GER, tivemos nesse feriado a palestra do amigo Laelder Rodrigues. Nas fotos: O nosso palestrante, Francisco Fernandes e Soraya, Thelma e eu, Laelder, eu e Vilene.
Com Victor e Júnior.
Importei essas três fotos menores do site da amiga Soraya: Na palestra de domingo... Com Dr Airton Lopes, Zênia e Alvaro e com Soraya recebendo a Codificação Espírita.

domingo, 5 de setembro de 2010

E pela FINECAP...

Ainda impossibilitado de fazer a cobertura da FINECAP por conta de minha cirurgia. Um de nossos paparazzi (risos) o amigo Natanael me envia fotos da noite passada, mostrando que alegria foi o que não faltou com essa turma e o bloco deskolado'z. E a julgar pelas outras fotos que vi, essa galera é bem descolada mesmo, hahahaha. Obrigado Natan! da vida os fatos agradece.
A cobertura completa da FINECAP vocês econtram no site de minha amiga Soraya Vieira.

NOSSO LAR

Em pleno aniversário do GER, nada melhor que a estréia do filme Nosso lar. Nosso Lar é um filme baseado na obra de Francisco Cândido Xavier, psicografada pelo Espírito de André Luiz publicada originalmente em 1944.
O filme é uma das maiores produções cinematográficas brasileiras da história e elenca grandes nomes do cinema internacional.
O livro está em sua 60ª edição no Brasil e já vendeu cerca de 2 milhões de exemplares, somando mais de 16 milhões de leitores. Eu tenho esse livro, ganhei de uma amiga, ele tras muitas informações sobre o plano espiritual até então desconhecidas e assume um carater didático e direto, inclusive NOSOS LAR é o nome que se dá a colônia espiritual do Estado do Rio de Janeiro, assim como ALVORADA NOVA é a de São Paulo e todos os Estados, cidades etc, tem seus postos de socorro. Dos mais de 450 livros psicografados por Chico Xavier, este é um dos mais lidos, traduzidos para inglês, alemão, francês, espanhol, esperanto, russo, japonês, theco, braile e grego é considerado um dos 10 melhores livros do século XX.
SINOPSE (do prospecto que recebi):
Ao abrir os olhos, o médico André Luiz sabe que não está mais vivo, embora sinta fome, sede e frio, ele percebe que não pertence mais ao mundo dos encarnados. ao seu redor, uma planície escura, desértica, tenebrosa, marcada por gritos de seres que vivem à sombra. As dores e as dúvidas intensificam-se. Que destino seria esse?
a trajetória deste médico bem sucedido pelo mundo espiritual é a história de Nosso Lar. Após sofrimento nas zonas purgatórias, ele é resgatado e levado para uma cidade espiritual que paira nas camadas mais altas da atmosfera terrestre. Novas lições e conhecimentos, marcados ainda por momentos de dor e sofrimento, estão no caminho deste homem, que, enquanto aprende como é a vida em outra dimensão, também anseia voltar a terra e rever a família.
Só que, ao conseguir ver seus entes queridos, André Luiz percebe a grande verdade - a vida continua para todos. O outro lado está mais perto do que se imagina.

por um domingo diferente

Vejam onde estive hoje: Na colônia barraco dos pescadores, no município de Rafael Fernandes RN. E depois do almoço ousei enfrentar o sol e tirar essa foto aí com meu xará.
E na estrada... O sol calcinante avivando a caatinga. Ê sertão véio brabo!

sábado, 4 de setembro de 2010

Na abertura dos 20 anos do GER...

Hoje foi a abertura das festividades de aniversário no GER. Tivemos uma palestra com o Sr Couto de Mossoró que veio acompanhado do amigo Denilson, muito bom revê-los.
Olhem só quem também esteve por lá... Meu cirurgião dentista e amigo Dr Airton Lopes, acompanhado de sua esposa Ana.
Registrando também na foto com tia Fátima e meu cunhado Alvaro.
T'aí o casal Braga, também com Victor e Álephe no bazar do GER, com Ana Paula e Lucinha.
Essa não podia faltar né... Meu amigo e mestre Nilson e por fim minha vizinha Eva distribuindo beleza e simpatia.

Senhor da Floresta

É tão raro hoje ouvirmos lendas, histórias de pescadores, contos que fascinem a imaginação, que permitam o delírio e nos façam viajar pelo universo imaginário que existe no subconsciente de cada um de nós.
Essas histórias me encantam, do Sítio do Picapau Amarelo à Lendas do riquíssimo folclore brasileiro.
Hoje estava assistindo o DVD brasileirinho de Maria Bethânia, um show belíssimo e rico em cultura, literatura e filosofia, inclusive já trabalhei com ele algumas vezes em sala de aula e me veio a mente postar aqui uma das canções mais belas que ela gravou, certamente desse espetáculo, a mais bela. Minha mãe conta que minha avó cantava essa canção.
Trata-se de uma lenda indígina, a letra é de René Bittencourt e Augusto Calheiros, a Patativa do Norte: SENHOR DA FLORESTA.



Senhor da floresta, um índio guerreiro da raça tupy
Vivia pescando, sentado na margem do rio chuí.
Seus olhos rasgados, no entanto,
Fitavam ao longe uma taba
Na qual habitava a filha formosa de um morubichaba.

Um dia encontraram senhor da floresta no rio chuí
Crivado de flechas, de longe atiradas por outro tupy
E a filha formosa do morubichaba
Quando anoiteceu, correu,
Subindo a montanha, no fundo do abismo desapareceu.

Naquele momento, alguém viu no espaço, à luz do luar
Senhor da floresta de braços abertos, risonho a falar:

- ó virgem guerreira, ó virgem mais pura que a luz da manhã,

Iremos agora unir nossas almas aos pés de tupã.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Com intenção de matar?!

Todo mundo que me conhece sabe o quanto me revolta a impunidade nesse país e conhece minha opinião a respeito de assassinos cruéis e covardes que transitam aqui como se nada tivessem feito.
Rafael Bussamra (foto) que atropelou o jovem Rafael Mascarenhas foi indiciado nessa quinta feira (02/09) por homicídio doloso, ou seja, aquele em que você tem intenção de matar. E acoplado à outros indícios como a fuga do local do crime e fraude processual ele pode pegar até 34 anos de cadeia.
Mas eu sinceramente não estou convencido que o jovem Bussamra tinha a intenção de matar. É claro que ele deve responder pelo crime, como todos os réus culpados, afinal não há como isentá-lo da responsabilidade de uma vida perdida e nada menos que justiça pode ser feito nesse caso.
Contudo, o que vejo de longe já, é que tudo gira em torno do filho da atriz da Rede Globo. O que me faz refletir quantos casos de "pessoas comuns" terminam impunes e esquecidos, e até mesmo questionar a liberdade de psicopatas que já mataram e poderão matar novamente. Ê Brasil!!!!

E no ABC do santeiro

Roque Santeiro está disponível em DVD. Com certeza fará parte de minha coleção. Sou fã dessa novela de Dias Gomes, tive o privilégio de assistí-la quando foi reprisada em 2001 em vale a pena ver de novo. Na época de sua estréia eu nem tinha nascido, essa é na minha opinião uma das mais bem escritas novelas da Globo. Muito bom poder rever a saga do santo milagreiro de Asa Branca.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Essa é novidade

Assisti hoje no jornal que o Robin Wood do Nordeste atacava de Jaques Leclair. É isso mesmo! Virgulino Ferreira - Lampião, tricotava e costurava adornos de couro para sua gente, preocupado com a aparência de seu bando. É isso que diz o escritor Frederico Pernambucano de Melo em seu novo livro "Estrelas de couro: a estética do cangaço."
O autor fala da vida paradoxal ao cangaço e revela um Lampião meio estilista que despertou interesse nas áreas de estudo das Ciências Sociais, e lamenta o cinema não ter mostrado ainda essa face do rei do cangaço.
Agora vamos combinar que seria no mínimo estranho assistir um filme de Lampião, imortalizado no consciência e cultura popular como um cangaceiro bordando e bancando o estilista. Eu não aposto nenhuma ficha nessa possibilidade.
Leia mais AQUI.

20 anos de GER

Equipe do Grupo Espírita Renascer que estuda mediunidade.

Casinha branca que me encanta,
Que dá alento aos meus tormentos,
Como te amo doce recanto.
Casinha branca do meu encanto,
Como te ama todo meu ser.
Porto seguro do meu viver
Casinha branca do Renascer.

(Fátima Sena)

O Grupo Espírita Renascer de Pau dos Ferros completa seus 20 anos nesse mês de setembro. Sou frequentador do GER e venho divulgar aqui a programação de aniversário para aqueles que quiserem participar. Sintam-se todos convidados e novamente aqui agradeço aos amigos que nos ajudaram na campanha de preparação ao aniversário. Comunico também que o Bazar da Solidariedade vai acontecer nos dias de FINECAP.
04/09
18h as 19 h - Palestra: Chico Xavier 100 anos de luz
com José Couto Filho.
05/09
14:30 as 15:30 - Programa na Rádio Dumbo FM com Laelder Rodrigues.
19h as 20h - Palestra: A importancia do centro espírita com Laelder Rodrigues.
20h - Sorteio beneficente
07/09
19h Prece inicial
19:05h - Abertura "Crônica ao Renascer"
19:15h - Momento Musical com Francisco Fernandes.
19:20h - Palestra: O consolador prometido com Laelder Rodrigues.
20h - Vibração, encerramento e lanche fraterno.
Afora a programação de aniversário vou postar aqui também a nossa programação semanal de atendimento:
SEXTAS FEIRAS - 15h as 17h Atendimento ao grupo de gestantes.
SÁBADOS - 16:30h as 17:30h - Grupo de Jovens
17h as 18h - ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita)
18h as 19h - Evangelhoterapia
19h as 20h - Reunião Mediúnica (privada)
DOMINGOS - 8:30 as 9:30 - Evangelização Infanto Juvenil
10h as 11:30 - Grupo de Estudos e Educação da Mediunidade (privado)
14:30 as 15:30 - Programa: A voz do espírito na Rádio Dumbo FM
19h as 20h - Reunião Pública (palestras)
ÚLTIMOS DOMINGOS DE CADA MÊS - Grupo de Pais e Reunião Administrativa.